Rio de Janeiro acolhe o 5º Fórum Urbano Mundial

22 Mar

Com o tema “O direito à cidade: unindo o urbano dividido”, esta é a primeira vez que a conferência mundial sobre cidades acontece na América Latina para debater crescimento e impactos provocados pela urbanização.

O evento será composto por palestras com especialistas, autoridades públicas e parlamentares, e mais de 100 sessões paralelas.

Líderes mundiais já confirmaram a presença como o Presidente Lula da Silva, que estará no primeiro dia do evento, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, o Presidente do Uganda, o Primeiro Ministro do Líbano e a vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e as Caraíbas, Pamela Cox.

Actualmente, metade da população mundial (3,5 mil milhões de pessoas), mora em áreas urbanas, e cerca de mil milhões de pessoas vivem em condições precárias nas principais cidades do mundo. Isto poderá agravar nas grandes metrópoles os problemas de transportes, mobilidade urbana, falta de saneamento básico e degradação do meio ambiente, alerta o organismo.

Criado em 2002, o Fórum Urbano Mundial já se realizou em Nairobi (Quénia), Barcelona (Espanha, 2004), Vancouver (Canadá, 2006) e Nanjing (China, 2008).

Fonte: Destak

http://wuf5.cidades.gov.br

http://www.unhabitat.org

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*