Adobe acaba com a Creative Suite e cria a Creative Cloud

11 Mai

Aparentemente a Adode decidiu acabar de vez com a venda de licenças integrais do seu software. A partir de agora a Creative Suite deixa de existir para dar lugar à Creative Cloud. A plataforma de subscrição online da Adobe onde todo o seu software estará disponível mediante o pagamento de uma mensalidade.

Portanto a última versão com licença convencional será a CS6, as quais manter-se-ão ativas pelo menos no futuro próximo. A Adobe quer mover tudo para a nuvem rápidamente.

Como operará a Creative Cloud

Primeiro é importante reforçar que as aplicações se manterão fisicamente no seu computador. A diferença é que precisará de ligação à internet e conta creative cloud para comprar e para verificar a sua licença de 30 em 30 dias

O software Adobe CC será retro-compatível com as outras versões.

É possivel usar o CC em conjunto com um CS.

Preços

A adesão ao serviço Creative Cloud para indivíduos é de US$49.99 por mês. Se pretender apenas uma aplicação esse valor desce para 19,99$ mensais.

Clientes existentes com licença de CS3 ou superior comprada terão desconto e a mensalidade será de $29.99 durante um ano.

Estudantes e Professores ficam com uma mensalidade de $29.99 mas promocionalmente durante o primeiro ano ficam a pagar $19,99.

A creative cloud para grupos de pessoas será de 69,99 por mês por pessoa. No entanto esta tarifa baixa para 39.99 caso ja tenham uma licença prévia CS3 ou superior.

Reação dos consumidores

Esta será daquelas alterações onde as opiniões se dividem. Num lado estão os profissionais que com a subscrição podem manter-se atualizados e ao mesmo tempo talvez reduzir custos. No outro estão estudantes, freelancers, hobbyistas que serão obrigados a pagar mensalmente por algo que só usam eventualmente.

Basta ler vários fóruns e blogs para perceber que muita gente não está a gostar deste novo modelo. E de certeza quem ninguem com licenças mais antigas está a pensar fazer upgrade. Até porque o serviço não oferece algo que seja novo ou revolucionário.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*