As ferramentas de criação móveis para arquitetura

9 Mar

Desde o aparecimento dos smartphones e tablets com ecrãs tácteis que venho a sonhar com uma ferramenta integrada e portátil para todas as atividades que advém de ser um professional criativo.

Neste momento possuo 1 smartphone, um tablet de 10”, um PC portátil e um desktop. Cada um usado com objectivos diferentes. Mas ultimamente tenho a pretensão de mudar a maneira como trabalho de forma a integrar cada vez mais tecnologia para ser mais eficiente.

Este artigo é para aqueles que querem como eu reduzir o numero de dispositivos e a perda de tempo associada à gestão dos mesmos. Ou que simplesmente não sabem que dispositivo hão de comprar.

Vejamos as potencialidades dos dispositivos por atividade e o que uso em cada um dos casos:

1. Estar informado

ArchDebut-iPad2-lg

Revista Architectural Debut versão tablet

 

Um Arquitecto ou designer precisa de consultar a mais diversa informação, seja ela online ou ebooks, claro que podemos ligar o PC e fazer isso mesmo, mas um dispositivo móvel facilita a tarefa pois permite maior flexibilidade na leitura devido a sua portabilidade e a sensação tátil de mudar de página e fazer pequenas anotações diretamente no ecrã.
Para isto uso o smartphone que é possível de usar em qualquer lugar e o tablet em casa.

2. Esboço digital

Adobe-Ink-and-Slide-on-an-iPad-640x353

Stylus Ink da Adobe

 

É claro que utilizar o papel e uma caneta é um processo muito mais simples e intuitivo (e ainda o meu preferido), mas quero em parte substituir este meio físico pelo digital. O aparecimento dos ecrãs capacitivos com canetas Bluetooth que transmitem o nível de pressão tem vindo a substituir as velhinhas mesas digitalizadoras. O desenho direto no ecrã do dispositivo portátil facilita a integração com outros worksflows e meios de organização digital. Arquivar e organizar desenhos como um outro qualquer ficheiro é extremamente cómodo. (Se forem como eu os meus blocos de esquissos estão sempre uma confusão).
Neste momento uso o papel ou uma mesa digitalizadora wacom, mas tenho vindo a ponderar usar o tablet comprando um stylus.

3. Criação de trabalhos finais

1

AutoCAD versão Mac

 

Entre Android, iOS, linux, Mac e windows. Temos potencialidades e fraquezas. Os sistemas operativos móveis da Google e da apple estão ainda limitados a aplicações incompletas que não integram todas as ferramentas de uma Creative Cloud da Adobe por exemplo. Já nas vertentes Windows, Mac e Linux podemos fazer o trabalho mais preciso como o CAD, BIM e manipulação de imagem. Isto claro quando falamos de netbooks, e notebooks.
Para criação de imagens finais ou desenho técnico para mim é necessário rato e teclado, logo uso o notebook.

4. Visualização móvel.

29-autocad

AutoCAD WS

 

A maior parte de nós presumo que ainda apresenta trabalhos em papel, Mas os tablets são excelentes para fazer apresentações principalmente numa situação de interação direta com um cliente. Apresentar um desenho conceptual ou um esboço num tablet + projector é definitivamente algo positivo pois torna o processo criativo mais interativo, dinâmico e mais fácil de ler e modificar no momento. Ou imaginem-se em obra e em vez de ter as plantas na mão podemos visualizar as plantas diretamente no autocad WS.
Para este caso posso usar tanto o smartphone como o tablet (Sou o único que não gosta de gastar papel?)

5. Smartphones vs Tablets vs Netbook vs Híbridos

Wireless Adapter

Microsoft Surface pro 4

 

Os diversos espectros de gadgets móveis podem ser úteis, presumo que para muitos não são uma ferramenta essencial, e não irá substituir num futuro próximo o telefone, nem o computador portátil, e muito menos o papel. No entanto é isso que pretendo um tudo em um. Não existindo ainda o método perfeito a melhor solução será de tentar integrar algumas das funcionalidades e ter menos hardware.

O futuro passa por integrar tudo no vosso pequeno smartphone certamente. Em que este conecta ou faz stream para um ecrã maior quando necessário e liga via Bluetooth a um teclado e rato mas para isso o sistema operativo terá que ser a meu ver baseado em X86 para ser compatível com software desktop assim como apps móveis.

Até lá… Os netbooks existentes são uma excelente ferramenta mas nem sempre precisamos de ter o teclado atrelado ao ecrã e não ter ecrã tátil.
E os tablets a meu ver estão condenados a desaparecer como produto singular e serão substituídos por híbridos 2-em-1, para quem prefere ter uma solução integrada é o ideal.

Estes híbridos têm vindo surgir em força no mercado pois permitem ter a solução tablet e netbook com teclado desmontável. Vejam o Microsoft surface por exemplo. Precisam desenhar desmonta-se o teclado, precisam criar texto em poucos segundos conecta-se o teclado.

Concluindo.

 

Neste momento não é preciso escolher entre a experiência tátil, rato ou teclado. Podemos ter os 3 e beneficiar dos 3 tipos de entrada. Porque sinceramente quem quer fazer CAD com a ponta dos dedos?!

Portanto num futuro próximo penso dizer adeus à wacom, notebook e tablet. E trocar por uma solução híbrida compacta e desmontável.

Uriel Pereira

Profissionalmente, desenhador e técnico de estudos de construção com formação em arquitectura e urbanismo. Nas horas vagas tech geek, blogger e gamer.

Artigos Relacionados:

2 comentários “As ferramentas de criação móveis para arquitetura

  1. Parabéns pelo assunto e pela abordagem. Considerando todas as interrogações e dificuldades que circundam o assunto, desde aquela que se apresenta como das mais básicas (mas talvez a mais importante), como saber o que realmente se precisa e que atende as nossas necessidades, como também a de estabelecer prognósticos em relação as tendencias das mídias futuras.
    Após ler a matéria, comentários e conclusão, me sinto menos “leigo”, e com uma ideia um pouco mais concreta do que quero e do que me espera. Mais uma vez parabéns, pela relevância e pelo tratamento dado a matéria.

    • Obrigado José ainda bem que ajudei. Lamento é só responder agora. Tenho tido pouco tempo para o blog

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*