O primeiro painel solar totalmente transparente

23 Out

transparent-lsc-e1444932933818

Uma nova tecnologia aplicada à absorção de energia solar que permite que seja totalmente transparente, poderá revolucionar a industria energética.

Tradicionalmente os painéis foto-voltaicos precisam serem opacos ou parcialmente opacos para poderem absorver os raios solares e transforma-los em energia elétrica. Para contornar esta limitação a faculdade do estado do Michingan nos EUA usam um método que absorve o espetro da luz solar invisível ao olho humano, nomeadamente infra-vermelhos e ultra-violeta num concentrador solar, composto por sais orgânicos, que direciona os raios para o caixilho da janela onde pequenas tiras de painel fotovoltaico convencional se ocupam de os transformar em energia.

adom201400103-gra-0001-m-279x300

O protótipo neste momento tem apenas 1% de eficiência mas os seus criadores pensam conseguir otimizar até 10% quando a produção em massa começar. Pode parecer pouco mas quando aplicado a vários edifícios completamente envidraçados e em conjunto com outras tecnologias de produção elétrica urbana irá certamente ajudar a baixar a dependência da grelha energética existente.

Podem ver no vídeo os painéis explicados em maior detalhe.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*