Os problemas mais comuns com hatches do AutoCAD

8 Fev

hatches

… E como os resolver rapidamente com simples comandos do AutoCAD.

Hatches que desaparecem com a escala demasiado pequena

Muitos diriam muda-se a escala do hatch e pronto. Mas por vezes isso não é opção quando estamos a fazer detalhes a grandes escalas e queremos o hatches com o tamanho ideal.

Solução: Usar este comando

(setenv “MaxHatch” “10000000”)

Exatamente como está, com parêntesis e maiúsculas. Essencialmente o que faz é mudar a densidade máxima que o AutoCAD suporta de 100000 (cem mil por predefinição) para 10000000 (dez milhões) infelizmente parece ser um lisp que só carrega nas versões completas e não nas versões LT. É também possível que caso se excedam nas escalas muito densas o AutoCAD bloqueie e deixe de funcionar.

 

Hatches que não aplicam a áreas mal fechadas

O pior pesadelo de quem quer aplicar um hatch num desenho complexo

Solução: Usar o comando H para ir para a janela de hatches e ajustar nas opções a “gap tolerance”.
Nas versões anteriores à 2013 devem clicar na seta no canto inferior direito da janela para ver a opção.

Podem também usar o comando HPGAPTOL para o mesmo efeito

 

Hatches partidos ou danificados

Por vezes o hatches parece que ficam danificados com um grafismo estranho. Este bug existe à vários anos e torna-se numa das piores coisas para resolver. Ainda não cheguei ao ponto de conseguir corrigir o problema sempre que este acontece, mas grande parte das vezes um simples comando resolve.

Solução: Entrar na janela de hatches (comando H) e mudar a origem do hatch no “set origin” para um ponto adjacente a zona onde o hatch foi aplicado.

 

Que outros problemas e soluções conhecem?

 

 

Artigos Relacionados:

37 comentários “Os problemas mais comuns com hatches do AutoCAD

    • Olá Adriana

      Já aconteceu sim, mas sinceramente não me lembro como resolvi

      Pode tentar os seguintes comandos:

      AUDIT – Para verificar se existem erros no ficheiro em primeiro

      FILL -> ON – para ligar o preenchimento dos hatches e REGEN para regenerar o desenho

      Se nenhum funcionar muito possivelmente a solução será criar um novo ficheiro, copiar o conteúdo do antigo e fazer de novo o hatches

  1. Olá Uriel,

    O que acontece com a hachura transparente que fica sólida quando o arquivo dwg é reaberto?
    PS: Mesmo com o TRANSPARENCYDISPLAY estando configurado com fator 1.

    • Olá Gleice

      Depende da versão do seu autocad. Estou usando o 2016 e quando isso acontece apenas mudo um ponto da hachura de posição e ele volta a aparecer penso que seja apenas um bug.

      se for problema de configuração veja se estes dois comandos resolvem

      HPMAXLINES 10000000
      HPMAXAREAS 0 (o valor normal é 100, pode também tentar aumentar para 1000)

      Se o problema for hachuras demasiado densas teste este comando

      (setenv “MaxHatch” “1000000”)

      Exactamente como está escrito.

      Espero que consiga resolver.

  2. Uriel,

    Tentei todas as alternativas que você indicou e não alterou nada, a única que não consegui foi a (setenv “MaxHatch” “1000000”), pois o programa não reconheceu. Meu CAD também é o 2016, seria muito pedir para você receber meu arquivo e dar uma olhada? ¬¬

    E muito obrigada pela atenção!!

  3. Olá, gostaria de saber como inserir novas hachuras no autocad, quando vou no arquivo no pc, e clico duas vezes, a hachura abre em uma nova aba do cad, que sao hachuras de vegetação, mas nao consigo alterar a escala dele, e nem coloca-lo na opção hachuras do cad. socorro! 🙁

    • Olá Ingrid, desculpe não responder antes. Para instalar novas hachuras basta copiar o ficheiro .pat para estas pastas dependendo do SO que tem instalado

      Windows Vista, 7, 8, and 8.1:
      C:\Users\\AppData\Roaming\Autodesk\AutoCAD 20xx\Rxx.x\enu\Support

      Windows XP:
      C:\Documents and Settings\\Application Data\Autodesk\AutoCAD 20xx\Rxx.x\enu\Support

  4. Olá

    meu problema com hachuras, é que por exemplo, eu faço o desenho, e dai vou hachurar
    ele diz que há algum erro com a GAP ou BOUNDARY, ai ele diz pra dar REDRAW, ou REGEN

    como resolvo isto?

    • Olá Flávia.
      Esse erro normalmente aparece quando a zona que está a tentar hachurar não está bem fechada. Tente fazer uma POLYLINE em torno do que pretende hachurar e selecionar a POLYLINE como o elemento ao qual aplicar a hachura

  5. Boa tarde, Uriel.

    Eu deixei uma hachura sólida com 50% de transparência (fiz isso nas copas das árvores, para ilustrá-las sem deixar de poder ver a vista que se encontra posicionada atrás dela), e até aí tudo bem. No entanto, quando vou gerar o PDF (ou a impressão), a transparência desaparece, e a hachura sólida se torna 100% aparente. Isso se resolve com algum comando, ou com algum tipo de configuração? Procurei a solução para esse caso em específico, mas não encontrei.

    Att,

    Arq. Rafael Capelari

    • Boa tarde,

      Desculpe só responder agora estou um pouco afastado do blog devido ao meu trabalho.

      Isso depende esta usando o Adobe PDF?

      Experimente com o PDFcreator

      • Uriel,

        Estou com este mesmo problema e uso o PDFCreator.
        Será alguma configuração no Page Setup?

      • Nicole já consegui confirmar o problema. Acho que a solução é quando imprime (plot) tem uma opção do lado direito do menu , no meu caso em inglês, de “plot transparency”. Se puder me confirme se resolveu.

  6. Editei a transparência de um hatch solido no CAD2014, no model fica perfeito, mas na hora de fechar o PDF ele fica totalmente solido. Sabe como posso proceder?
    Muito obrigado

  7. Oiie Uriel,
    ás vezes quando faço impressão com a hachura AR-SAND não aparece quando imprime, mas no pdf aparece. Como resolvo isso ?
    Obrigada

    • Oi Kelly
      Verifique dentro do autocad que espessura de linha tem aplicada na hachura. Por vezes a hachura está em 0.00 e aparece no PDF mas depois não imprime.

  8. Olá.
    Por vezes ao querer dar o comando Hatch, aparece-me uma janela de aviso onde diz que o objecto que seleccionei tem (por exemplo) 2500 pontos a verificar/analisar…por vezes ao dar ok neste aviso, faz com que trave o software por uns segundos e fica bom, noutras vezes trava tanto tempo que bloqueia.

    Como posso contornar, este assunto?

    PS: Uso zwCad+ 2015 PRO (90% semelhante ao autocad 2016)

    Muito Obrigado

    • Olá Vítor.

      No Autocad também faz isso, a “solução” que uso é fechar a zona especificada com uma polilinha aplicar o Hatch à figura e depois apagar a pl.

  9. olá! quando eu clico pra colocar hachuras ele não abre ele escreve: “error in reading the patter in file

  10. Olá! A versão do meu autocad é 2017. Quando aplico a hachura user defined (ja coloquei de vários tamanhos), ou pattern, a hachura fica como se fosse sólida, ou seja, cobre tudo mesmo! Como faço para resolver isso?

    • Olá Marina. Peço desculpa por tardar em responder.
      Efectivamente esse problema também me surge no autocad 2016. O que por vezes resolve é movimentar os cantos da hachura, portanto mover os pontos por forma a aumentar e diminuir a área da hachura e depois voltar a diminuir. Pode também especificar o ponto de origem para dentro da área da hachura.

      Outra maneira que descubri de resolver é copiar tudo para outro desenho. O que faço também é usar o Autocad 2010 se tudo isto falhar (eu sei não é grande solução mas pelos vistos a autodesk teima em ter sempre um bug com as hachuras).

      Instale também o Service pack 1. Até pode ser que resolva. https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/downloads/caas/downloads/content/autocad-2017-service-pack-1.html?v=2017.
      E actualize o driver da sua placa gráfica pois pode ser também um problema apenas visual. Teste imprimir a ver se na impressão também está solido.

  11. Ola… será que vc pode me ajudar? Meu autocad é o 2014. Do nada começou a não funcionar o comnado hatch. Eu chamo o comando, seleciono o objeto (tanto com pickpoint ou selecionando o objeto, ja tentei os dois jeitos) ele simplesmente quando vc da o enter não aparece nada. No início até aparecia rapidamente a hachura mostrando onde vai ser hachurado, agora nem isso faz. Será que é problema no programa? Ou algum comando foi ativado/desetivado sem querer? As hachuras existentes continuam ali normal. Já tentei o HPMAXAREAS tbm e nao é isso. ela está no padrão 100.

  12. Olá. Meu desenho está perfeito. Mas quando envio por e-mail para a plotagem, ele abre lá e algumas hachuras (por exemplo, hachura de concreto e hachuras coloridas gradiente) se transformam em preto sólido. O que pode estar acontecendo? Obrigado.

    • Olá Marcos

      Fez plotagem em DWG to PDF? ou usou outro conversor PDF? Pode ser também problema de software da parte deles, O Adobe reader pode ser a causa.

  13. Olá, só para agradecer pela dica da marcação do “plot transparency”. Tinha tentado mil coisas e só consegui resolver depois que vi seus comentários. Obrigada.

  14. Bom dia Uriel, to precisando de hachura pra fazer uma pastagem, mais quando baixo na internet a hachura de grama nao abre a hachura no auto cad, fica como não tem nada dentro da pasta. Por favor me ajude.

  15. Porque aparece e como resolver quando aparece a mensagem:
    “MAIS DO QUE 10000 OBJETOS DE LIMITE DE HACHURA FORAM SELECIONADOS.
    A CRIAÇÃO DESSE OBJETO DE HACHURA PODE LEVAR TEMPO.
    DESEJA CONTINUAR?”

    Nunca havia acontecido. Pode me ajudar? Obrigado.

  16. Boa noite, eu uso o cad2016
    quando eu abro a hachura com o comando ( H ), inves de abri a janela de opções de hachuras, o mouse ja vira um mid point ja com uma hachura qualquer selecionada.

    Como que faço pra janela aparecer antes, para que eu ja coloque a hachura configurada no local de inserção ?

  17. Olá, li todas as perguntas e tentei resolucionar meus problemas com as dicas aqui, mas obvio, a gente nunca consegue arrumar sozinho kk
    Então, o que acontece com o meu arquivo é que, a hachura (que está com transparência) quando eu ploto fica ‘riscada’, então o fundo fica normal, mas dentro dos lugares aparecem vários riscos mais escuros. O que eu ainda posso fazer? ja tentei varios comandos, mas nada…

  18. Boa tarde

    Sempre que fecho e abro o desenho/ficheiro dwg.. a transparência do hatch, desaparece!
    É possível “trancar” ou “bloquear” a transparência de um hatch de modo a podermos visualiza-lo após abertura do ficheiro/desenho?

    Desde já, obrigado

    Cumprimentos
    Vieira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*