Como aumentar a performance do Photoshop

3 Fev

Antes de trabalhar com o Photoshop todos deviam alterar as preferências consoante o seu gosto. Se nunca alteraram essas opções, este artigo mostra como alterar de modo a aumentar a velocidade de resposta do Photoshop, assim como outras dicas.

Preferências de Performance

Para começar basta ir a Edit> Preferences> Performance neste painel encontram estas opções importantes de modificar.

Aumentar a RAM disponível para o PS

Dependendo da RAM disponível e da versão do windows e do PS (32bit ou 64bit)  é possível atribuir mais RAM dedicada ao Photoshop, normalmente mantenho os 90% se não estiver a correr mais nenhum programa.

História e Cache

Os History States são pontos gravados ao qual podem recorrer para recuar vários passos com undo (ctrl+shift+z), esta opção por muito útil que seja ocupa espaço no ficheiro e come RAM, se tem 2GB ou menos ponderem usar antes a opção de “snapshot”.

O Cache Levels e o Cache Tile Size são opções que definem a quantidade de informação que o photoshop processa em simultâneo e devem ser ajustados mediante o processador e a RAM disponível, processadores mais recentes e com mais de 2GB de RAM devem ajustar para cache 5 ou maior e o tile size para 128 K ou 1024 K.

Podem ainda ser configurados automaticamente pelas predefinições:

  • Tall and Thin – Para muitas camadas e tamanho da imagem reduzido.
  • Default – Niveis intermédios de camadas e tamanho do ficheiro.
  • Big and flat- Ficheiro de grandes dimensões e poucas camadas.

Scratch Disks

O Photoshop quando já não tem mais RAM disponível utiliza os discos como memória virtual. Para máxima performance mantenham sempre muito espaço livre no disco ativo (ao contrário do que eu tenho 2,7GB, é claramente insuficiente) e se possível ativem apenas um disco secundário para este efeito. Neste caso tenho pouco espaço nos 2 logo utilizo os 2 em simultâneo, mas para a melhor performance possível ponham um disco dedicado às operações do windows (C:) e outro só para o photoshop

Opções do GPU

Estas definições são estabelecidas mediante a placa gráfica disponível, a minha é uma geforce com 512MB de VRAM dedicada logo posso ligar as opções todas e escolher o modo advanced em que vários processos do PS passam a ser feitos no GPU.

Outras Opções

Existem mais opções para melhorar o tempo de resposta do PS tais como:

Opção de Purge

O Comando Purge faz uma limpeza ao ficheiro, eliminando todos os estados e modificações anteriores, basta para isso ir a edit> purge.  Isto liberta RAM mas deixará de ser possível utilizar opções como o retroceder. Esta opção não pode ser desfeita logo recomendo guardar uma cópia do ficheiro intato.

Restaurar Pincéis e Formas Personalizadas

Se utilizam vários pincéis  e formas personalizadas estas podem estar a retirar velocidade de processamento ao PS, ponderem apagar alguns ou mesmo fazer reset shapes para restaurar as predefinições.

Utilizar pré-visualizações pequenas

Se sentem o photoshop a ficar mais lento esta é outra opção que podem usar, meter as pré-visualizações pequenas (small thumbnails) ou desliga-las completamente, não só nas camadas mas também nos pincéis, nas formas personalizadas e no texto. Para definir o tamanho nas camadas, pincéis e formas basta seleccionar com o botão direito como na opção anterior, para as opções de texto é necessário ir a edit> preferences> type.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*