IBM garante 50 milhões de dólares para criar 100 cidades inteligentes

9 Nov

A IBM inaugura hoje o Desafio Cidades Inteligentes, um programa competitivo em que a Companhia premiará com 50 milhões de dólares em tecnologia e serviços para ajudar cem municípios de todo o mundo. Equipas de especialistas da IBM aconselharão líderes municipais com recomendações para um crescimento bem sucedido, melhores serviços prestados, maior envolvimento dos cidadãos e uma eficiência melhorada.

Este novo programa é o maior investimento filantrópico actualmente planeado pela IBM, que fez contribuições sociais na ordem dos 186 milhões de dólares em 2009, que incluiu dinheiro, tecnologia, e serviços de consultoria.

Um tema consistente será coleccionar, partilhar, analisar e agir sobre a informação. Por exemplo, os especialistas da IBM poderão sugerir formas de ligar os processos e os objectivos dos múltiplos departamentos para reduzirem custos e melhorarem a produtividade. Um programa educacional de uma cidade poderia ser mais efectivo se fosse coordenado de perto com os serviços sociais, transportes, parques e …, saúde pública, e segurança. Os oficiais da polícia poderão ser mais efectivos se tiverem acesso electrónico a uma informação atempada e personalizada enquanto fazem a ronda ou o trânsito. O envolvimento dos cidadãos poderá também melhorar se o acesso aos computadores fosse mais difundido. As equipas de remoção de neve poderão ser mais eficientes se tiverem acesso a informação meteorológica ultra-precisa que tenha sido obtida e analisada.

Nos próximos três anos, a IBM enviará especialistas de topo para essas cidades que mostraram ser as mais indicadas para participar no Desafio Cidades Inteligentes. Os consultores da IBM mergulharão nos assuntos locais envolvendo a administração de saúde, educação, segurança, transportes, comunicações, sustentabilidade, gestão de orçamento e utilitários.

As propostas melhores sucedidas mostrarão claramente que uma cidade em particular está equilibrada para melhor utilizar os recursos disponibilizados no Desafio Cidades Inteligentes, e que o prémio tem o potencial para melhorar substancialmente a capacidade da cidade para agir sobre assuntos-chave, e que a cidade está preparada para corresponder ao investimento de tempo e talento. Os municípios de todas as dimensões são elegíveis, mas as cidades entre 100 mil e 700 mil habitantes ganharão mais com a experiência.

Fonte: IBM Portugal

As cidades interessadas na pesquisa, e numa eventual candidatura, poderão visitar:

smartercitieschallenge.org

Para saber mais sobre Cidades Inteligentes:

Welcome to the Smarter City

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*