A Nova Praça Do comércio começa a tomar forma

20 Abr

Já nem sei quanto tempo lá vai desde que se iniciaram as obras no Terreiro do Paço, mas finalmente vemos o Projecto do Arquitecto Bruno Soares a emergir do que tem sido anos de obras incessantes.

Embora não concorde com algumas opções tomadas neste projecto, nomeadamente de ordem estética, folgo em ver que a requalificação da praça está além das minhas expectativas, principalmente considerando os primeiros renders. Mas mesmo assim não é o que podia ou devia ser.

Para mim a Praça do Comercio precisaria de uma intervenção que fosse mais além do simples redesenhar do pavimento, algo que realmente alterasse o que é uma praça de enquadramento visual para o Rio Tejo mas sem grande vivência de Permanência. Porém este projecto continua a ser uma melhoria relativamente ao espaço pré-existente na medida em que vem conferir melhor acessibilidade e vem também devolver mais espaço aos peões nomeadamente limitando o atravessamento dos automóveis na frente Ribeirinha nos sentidos Nascente-Poente e cortando completamente o transito nos sentidos Norte-Sul.

A cidade deve ser pensada para as pessoas, e esta centralidade tem um potencial a meu ver à muito perdido para aumentar a atractividade da Baixa. Entretanto temos que aguardar mais um pouco podermos usufruir novamente do Terreiro do Paço nesta sua nova fase. E sem mais devaneios fiquem com o video.

Venha ver o Terreiro do Paço a ganhar forma from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Fotografias: http://www.cm-lisboa.pt

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*