O iPad como ferramenta de Design

9 Fev

Agora está na moda falar mal do iPad, eu subscrevo à maior parte das críticas, mas não posso deixar de ver as potencialidades que o iPad trás. E quem diz iPad diz outros semelhantes como o HP Slate.

Mais que tudo este artigo surge da minha vontade de meter os patins à minha mesa digitalizadora da Wacom. Uma ferramenta como o iPad pode facilitar muitas tarefas associadas ao design. Vejamos as Potencialidades:

1. Estar informado

Um Arquitecto ou Designer precisa de consultar vária informação, seja ela online ou ebooks, claro que podemos ligar o pc e fazer isso mesmo, mas o iPad facilita a tarefa, permite maior flexibilidade na leitura devido a sua portabilidade mesmo quando comparando com um PC portátil.

2. Esboço e Criação

É claro que utilizar o papel e uma caneta é um processo muito mais simples e intuitivo, o ipad pode em parte substituir este meio físico pelo digital, principalmente pela facilidade de arquivar os ficheiros. (Se forem como eu os meus blocos de esquissos estão sempre uma confusão )

3. O design

O iPad ainda não corre aplicações da suite da Adobe, e o seu ecrã com resolução de 1024×768 não está optimizado para um trabalho sério e eficiente, contudo isto é apenas o início, a Adobe está a desenvolver as aplicações e haverá certamente no futuro uma solução mais prática a nível de hardware, mas para já no que diz respeito a pequenos trabalhos é uma excelente alternativa ao Computador Pessoal

4. Apresentação

A maior parte de nós ja apresenta trabalhos num monitor, ou projector. O iPad é excelente para fazer apresentações principalmente numa situação de apresentação a apenas um cliente. Para vários já se torna difícil e penso que não tenha ligação externa para ligar a um projector. Mas mostrar um portefólio num iPad é definitivamente um sinal positivo torna-o mais interactivo, dinâmico e mais fácil de ler.

5. Recreação

Para quem gosta de fazer pequenos desenhos, jogar, ou ler livros e revistas para passar o tempo o iPad também pode ajudar a nesses momentos mais descontraídos.

6. Concluíndo

O iPad pode ser útil mas não é uma ferramenta essencial, pode efectivamente poupar-vos tempo, e ajuda em apresentações, mas não irá substituir o telemóvel, nem o computador portátil.
Os preços para Portugal, segundo o Jornal de Notícias, serão a partir de 355€

Fontes:

http://creativebits.org/opinion/what_does_ipad_mean_designers

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1480507

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*