Aumentar a performance do AutoCAD

24 Fev

Quem usa AutoCAD já sabe que este pode ser bastante lento. Se dão por vocês a gritar com o monitor e a chamar nomes menos próprios ao AutoCAD enquanto aguardam que o computador responda, se querem acelerar o AutoCAD está aqui a solução para os vossos problemas.

Windows

Correr o ScanDisk

Este programa procura e corrige erros no disco rígido que possam estar a condicionar a velocidade de leitura do mesmo.

Para correr esta aplicação vão a computador -> botão direito no disco rígido -> propriedades -> ferramentas

Desfragmentar o disco

A consolidação da informação no disco aumenta a performance, para esta operação aconselho o SmartDefrag
[EXE] SmartDefrag 1.40

Aumentar a memória virtual

Windows normalmente determina qual o melhor tamanho para a memória, porém podem experimentar aumentar para o dobro ou triplo da vossa RAM, por exemplo se tiverem 2GB de RAM aumentem a memória virtual para 4 ou 6GB. A desvantagem é que consome espaço no disco rígido portanto não é aconselhado a quem não tenha muito espaço livre, alternativamente podem usar espaço livre noutro disco rígido ou partição.

Para correr esta aplicação vão a painel de controlo -> sistema -> definições avançadas de sistema -> desempenho -> avançadas.

Actualizar os drivers gráficos

De forma a melhorar a compatibilidade entre o Sistema operativo, AutoCad e placa gráfica utilizem sempre os drivers mais recentes.

[Drivers] Nvidia
[Drivers] ATi

AutoCAD

Desligar o InfoCenter toolbar

Caso tenham a versão 2010 do AutoCAD, optem por desligar o “InfoCenter toolbar” , para isso vão ao iniciar e digitem REGEDIT, depois procurem a seguinte chave:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Autodesk\AutoCAD\R18.0\ACAD-8001:409\InfoCenter

Nessa chave há um valor chamado “InfoCenterOn”.

Mudem o valor de 1 para 0 para desactivar o InfoCenter.

Layers

Congelar ou esconder layers que não são necessárias aumenta a velocidade de ZOOM, REGEN, e PAN.

Loadings e Aberturas Parciais

(Não se encontra no AutoCAD LT). Estas funções permitem que abram apenas parte do ficheiro de modo a pesar menos no sistema. Utilizem os seguintes Comandos PARTIALOPEN e PARTIALOAD.

Comandos

WSSETTINGS: Neste menu escolham “do not save changes to Workspace”, a partir de agora não grava alterações que façam ao menus do AutoCAD, mas permite que o programa arranque e feche mais rápido.

PURGE: Este comando apaga todos os elementos do desenho que não estejam a ser utilizados, camadas, blocos, tipos de linhas, e estilos de anotação. Utilizem apenas numa cópia do ficheiro original, para não haver problemas de perderem dados que não queiram.

CONVERT:: Converte todas as polylines e hatches antigos e optimiza para serem utilizados na versão mais recente do .dwg reduzindo o tamanho do ficheiro e aumentando a velocidade do mesmo.

INDEXCTL: Controla se as camadas ou o índices espaciais são criados e gravados no .dwg Escolham 1, 2 ou 3 para maior performance quando usam XREFs. De notar que o desenho padrão esta em 0 e os tempos de gravação aumentam quando este valor é mudado.

FILLMODE: Especifica se as linhas, os sólidos, e os hatches se mantêm representados a cheio. Ao meter reduz drasticamente os tempos de regeneração do ficheiro.

XREF: Apaguem todas a ligações externas que não vos interessam, nomeadamente imagens.

QTEXT: Com o Quicktext ligado apenas as caixas de texto são mostradas o que pode aumentar a velocidade de resposta do programa. De notar que quando este modo está active só são plotadas as caixas de texto.

Hardware

Caso as soluções acima sejam insuficientes podem sempre recorrer à mudança de hardware na seguinte prioridade:

RAM

Aumentar a RAM é o processo mais fácil e barato de aumentar a performance do computador

Solid State Drives

Para quem não conhece, SSDs são a nova geração de discos rígidos baseados em memórias flash que permitem velocidades de leitura e de escrita muito maiores. O disco rígido convencional sendo a parte mais lenta do PC é das mais recomendadas o upgrade.

Processador

Este componente é o mais complicado de se trocar uma vez que muitos de nós não temos motherboards (principalmente computadores portáteis) que suportem processadores de ultima geração, mas podem sempre procurar dentro da gama do vosso, por exemplo se tiverem um core 2 duo, escolham algo com mais MHz e caso o computador suporte poderão optar por um core 2 quad. Consultem a página Web do fabricante.

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blue Captcha Image
Refresh

*